Indústria Naval

Segurança e conforto em um navio são altamente afetados por ruídos e vibrações. Normas nacionais e internacionais prescrevem limites de ruído aéreo e de vibração. Se esses limites forem ultrapassados, os navios velhos e/ou novos não obtêm licença para funcionar. Para diminuir as vibrações e ruídos, os isoamortecedores GERB, além de darem ótimos resultados graças às baixas frequências naturais e à capacidade de carga elevada,oferecem ainda outras vantagens:

    • Operacionalidade em altas e baixas temperaturas;

    • Resistência à corrosão;

    • Fácil instalação e manutenção;

    • Não inflamáveis, não emitem gases tóxicos em caso de incêndio.

    Para se ter uma filtragem dinâmica ideal, o projeto estrutural da embarcação tem que considerar ambos os aspectos, estático e dinâmico. A alta rigidez de uma estrutura também melhora a filtragem dinâmica do sistema de assentamento elástico.


    Fig. 1 – Sistema de Suporte Elástico Duplo


    É necessário um alto nível de controle de ruídos e de vibração, tanto para navios de passageiros quanto para navios de guerra - embora por razões diferentes. Um sistema de assentamento elástico duplo - veja Fig.1 - alcança filtragens de mais de 50 dB, como mostrado nos resultados dos testes do Instituto Batelle - ver fig. 2.


    Fig. 2 - Resultados dos testes para um sistema de duplo apoio elástico (MWM/320kW) em um barco de passageiros "Brienz"


    As aplicações típicas são em conveses, pontes, salas de controle, agregados hidráulicos, ou containers elasticamente suspenso usado como berços nos motor-coasters. A instalação de vários equipamentos em uma estrutura de base comum elasticamente apoiada, oferece vantagens adicionais na manutenção e no controle de ruído da estrutura apoiada comparado à instalação de unidades individuais separadamente.
    A estabilidade dos isoamortecedores em alta temperatura permite suporte elástico de equipamentos quentes, tais como sistemas de tubulação de gases de escape, sem medidas adicionais. Elementos protendíveis também podem ser usados, simplificando a instalação e permitindo sua substituição sem a necessidade de içamento dos equipamentos.