Máquinas de Fundações

Máquinas com partes rotativa ou oscilatórias freqüentemente necessitam de uma fundação. Ela transfere cargas estáticas e dinâmicas para o subsolo, aumentando a rigidez da estrutura, ou servindo como massa inercial para redução de vibração. Turbinas e ventiladores são exemplos típicos de máquinas com expressivas massas rotativas. Na maioria dos projetos, são utilizados concreto armado, seja na forma de uma fundação, placa, feixe, ou bloco; no entanto, em alguns casos, estruturas armações de aço também são usadas.

Máquinas para processos de conformação e corte costumam gerar elevadas forças de impacto. O isolamento de vibração de grandes prensas de forjamento podem ser estabilizados com a ajuda de blocos de fundação ou armações de aço colocadas em combinação com amortecedores VISCO®. Essas bases são em geral alocadas em um poço de fundação que, adicionalmente, pode comportar outros equipamentos necessários para o funcionamento da máquina.

Uma das especialidades da GERB é o layout e design de fundações para máquinas-ferramentas pesadas. Aqui, além da função de descarga, um alto nível de precisão é necessário para o bom funcionamento da máquina. Para este efeito, as propriedades do subsolo e diretrizes do projeto tem que ser consideradas detalhadamente. Modernos métodos de análise tornam possível estabelecer com precisão as deformações permitidas até a ordem de grandeza de mícrons. Alguns aspectos especiais de design devem ser considerados ao preparar a documentação de engenharia.

Fig. Typical Computer Plots of Turbine-Generator Decks (Model and Mode Shape)

Fig. Mode Shape of a Steel Frame for a Motor-Driven Fan

Fig. Analysis Model of a Diesel-Generator Set and Mode Shape

Stress Distribution of a R/C Block for a Counterblow-Hammer