Sistemas de Controle de Vibração

Molas para apoio de máquinas, outros equipamentos, estruturas ou vias férreas podem ser usadas:

Tanto para controle de vibrações ativas (isolamento na fonte), em particular em usinas termoelétricas e indústrias de formação de metal. Hoje em dia, suportes elástico de turbinas, bombas de alimentação de caldeira, pulverizadores de carvão, ventiladores e geradores a diesel estão no mesmo padrão de tecnologia que, por exemplo, o suporte de molas de martelos de forjas e prensas, para controle de vibrações passivas (isolamento do destinatário) na proteção de equipamentos de precisão ou estruturas de vibrações causadas por exemplo, pelo trânsito ou indústria do bairro. Pode-se ainda fornecer proteção contra terremotos, excitação do vento ou em aplicações especiais como, por exemplo, para proteção contra afundamentos (edifícios) ou efeitos da expansão do calor (condensadores, sistemas de encanamentos).

O sistema de controle de vibração GERB consiste tipicamente de elementos de mola e Viscoamortecedores®. Usamos nesses elementos de mola uma alta qualidade de molas helicoidais projetadas por nós mesmos, para diferentes aplicações.

 

Existem basicamente três tipos diferentes de elementos de mola:

Elementos pré pressionados - Esses elementos podem ser pré-esforçados para baixopara a altura das molas sólidas e fechado a qualquer compressão da mola. As estruturas podem ser erguidas e equipamentos instalados, uma vez que os elementos de mola atuam como suporte sólido. Uma vez que a construção ou instalação estiver concluída, o sistema de molas é ativado para o controle de vibração. Os ajustes ou alinhamento são fáceis e simples, sem ter que levantar o edifício ou a máquina apoiada;

Elementos ajustáveis - É possível ajustar esses elementos após a instalação, também sem o levantamento da estrutura ou máquina apoiada;

Elementos rígidos - Para alinhamento, ajuste ou substituição é sempre necessário erguer antes a estrutura ou máquina apoiada.

 

Para fixar os elementos, não são necessários parafusos, nem no topo nem no lado inferior. Almofadas (blocos emborrachados) auto-adesivas, fabricados e fornecidos pela GERB, podem ser usadas para essa finalidade.

As molas e os elementos de caixa são elaborados levando-se em consideração proteção de alta qualidade contra corrosão.

Alguns grupos de molas são oficialmente certificados pelas autoridades competentes, para certas aplicações.

 

Os Viscoamortecedores® GERB são elementos visco-elástico, ativo em todos os graus de liberdade. A força de amortecimento é proporcional à velocidade relativa entre o pistão (parte superior) e armazenagem (parte inferior). Os Viscoamortecedores® podem ser usados:

Como amortecedores separados em paralelo com os elementos de mola;

Integrados com os elementos de mola (combinação Mola-Viscoamortecedor®)

Alguns Viscoamortecedores ® podem ser fornecidos como elementos certificados para usinas nucleares ou outras estruturas sensíveis.

 

A própria equipe de instalação da GERB irá prestar o serviço de instalação completa ou apenas enviar um supervisor - de acordo com a solicitação do cliente - para a instalação ou o ajuste e alinhamento dos elementos de mola e/ou Viscoamortecedores ®. Sistemas hidráulicos para levantar fundações ou equipamentos de até 6.000 t estão disponíveis.

A GERB também pode fazer medições de vibração para a avaliação de uma dada situaçãocom recomendações para a melhoria ou para o prognóstico dos níveis de vibração que podem ser esperados em determinadas condições.

A GERB é certificada segundo a norma EN ISO 9001.

 

 

GERB do Brasil
Controle de Vibrações e Acústica Ltda.
Rua da Paz, N° 1741
04713-002 – São Paulo – SP, Brasil
Tel. +55-11-5185 0027
Fax +55-11-5181 0065

Contato / Inquiry